jueves, 19 de septiembre de 2013

ENEM 2013

   Você que está se preparando para realizar o Enem 2013 saiba que o exame será constituído de quatro provas objetivas e uma prova de redação.

   A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativosobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 

   Nessa redação,você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, você deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

TEMA - TESE - ARGUMENTOS - 
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL

     Além dos requisitos de ordem textual, como coesão, coerência, sequenciação, informatividade, há outras exigências para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo:
- ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
- precisão vocabular; e obediência às regras de:
concordância nominal
regência nominal e verbal; 
pontuação
flexão de nomes e verbos; 
colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); 
grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas) e 
divisão silábica na mudança de linha (translineação).

     A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:

TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e apoiada em argumentos ao longo da redação.

ARGUMENTOS – É a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “Por quê?” em relação à tese defendida.

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, como: exemplos; dados estatísticos; pesquisas; fatos comprováveis; citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; alusões históricas; ƒƒcomparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.


CUIDADO!!

    A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
ƒƒfuga total ao tema;
ƒƒnão obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
texto com até 7 (sete) linhas;
ƒƒimpropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
ƒƒdesrespeito aos direitos humanos; e
ƒƒfolha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

IMPORTANTE!

    Para efeito de avaliação e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas, valendo somente as que foram produzidas pelo autor do texto.

IMPORTANTE!
  Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível não poderá ser avaliada.

IMPORTANTE!
   O título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita.

IMPORTANTE!
  A implantação definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deveria ocorrer no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2013, segundo decreto presidencial de 2008. No entanto, um novo decreto ampliou o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

     As provas acontecerão dias 26 e 27 de outubro de 2013.